Computação em Nuvem - Tipos de Nuvem


   Na última postagem sobre computação em nuvem, vimos um breve histórico sobre o surgimento dessa tecnologia. Agora iremos falar sobre os tipos de nuvem que existem e são utilizados pelas empresas e pelo público. Existem quatro modalidades, onde na verdade duas são realmente formas distintas (pública e privada) enquanto as outras duas são formas de se trabalhar com elas (comunitária, híbrida). Seguem os tipos:

- Nuvem Pública: É o tipo mais utilizado, em que os serviços estão acessíveis para qualquer pessoa com conexão à internet. É o caso de muitos serviços conhecidos, tais como o Amazon Web Service, o Microsoft Azure e o Google Cloud Platform.

- Nuvem Privada: Ao contrário da nuvem pública, a nuvem privada não fica disponível para o público geral. Ela consiste numa estrutura criada especificamente para atender a uma organização ou empresa, que deve gerenciar os recursos e funcionários envolvidos. A nuvem privada tem um acesso mais restrito que a nuvem pública e por consequência uma maior segurança.  Seu conceito também acaba não sendo  muito diferente de um data center

- Nuvem Comunitária: A nuvem comunitária nada mais é que uma espécie de nuvem privada criada pra atender a mais de uma organização simultaneamente, sendo uma estrutura de armazenamento de dados compartilhados que pode servir para diversos fins.

- Nuvem Híbrida: Esse é um tipo de serviço em que há uma mescla da utilização de nuvens públicas e privadas. Uma empresa pode, por exemplo, utilizar a nuvem privada para manter a confidencialidade de arquivos importantes e, ao mesmo tempo, utilizar uma nuvem pública, com maior poder de armazenamento e processamento, para trabalhar com volumes maiores de dados que tenham uma menor necessidade de discrição.

Concluímos por aqui os tipos de nuvem, na próxima postagem trabalharemos os tipos de serviço oferecidos pelas empresas que trabalham com computação em nuvem.  

Fonte:

https://cloudacademy.com/blog/how-does-cloud-computing-work/

Comentários

Postagens mais visitadas