Cluster - Tipos de Cluster

Agora que os clusters  já foram devidamente apresentados, nada mais natural do que falar sobre alguns dos tipos de clusters que podemos encontrar. Vale lembrar que existem outros tipos, mas os principais são os que serão citados aqui. Vamos lá:

- Clusters de Alto Desempenho ( High Performance Computing Cluster ): O foco desse tipo de cluster, como o nome já sugere, é lidar com  aplicações que possuem uma alta demanda de processamento em tempo hábil. Ele pode ser utilizado, por exemplo, em sistemas relacionados à pesquisas científicas, dada a necessidade deles de analisar uma grande variedade de dados rapidamente e realizar cálculos complexos.

- Clusters de Alta Disponibilidade ( High Availability Computing Cluster ): Esse tipo de cluster é feito para manter uma aplicação funcionando ininterruptamente. São os casos em que o sistema não pode parar, e caso pare deve ser pelo menor período de tempo possível. Para que isso seja possível, o cluster pode apresentar alguns artifícios, como ferramentas de monitoração que identificam nós defeituosos ou falhas na conexão, geradores para o caso de queda de energia, entre outros. Como o foco aqui é manter o sistema funcionando, ás vezes é aceitável que ocorra alguma perda de desempenho se isso for necessário para manter a aplicação em atividade.

- Clusters de Balanceamento de Carga ( Load Balancing ): Esse tipo de cluster tem como objetivo distribuir as tarefas de processamento entre os nós da forma mais uniforme possível. Os nós não necessariamente trabalham juntos numa mesma tarefa, mas sim recebem uma quantidade igual de tarefas para processar. Como esse sistema preza muito por um "equilíbrio", é importante também a monitoração constante de quais nós estão mais "livres", para que as novas tarefas sejam direcionadas para as máquinas que estão lidando com menos tarefas. Entre as suas utilizações, podemos destacar a internet, que é um ambiente onde o número de acessos e requisições para sua aplicação podem aumentar muito de forma súbita, e é exatamente nessa situação em que os clusters de balanceamento de carga brilham.


Antes de encerrarmos, é válido lembrar que não há a necessidade de ficar preso a um tipo de cluster e as suas características podem ser combinados entre si, gerando diversas soluções diferentes para as necessidades do dia a dia.



Fonte:

https://www.infowester.com/cluster.php

Comentários

Postagens mais visitadas